Uma rotina incansável de viagens, por centros espíritas de diversas cidades, longínquos estados e grandes distâncias. Os números impressionam. São centenas de atendidos por dia, até 2 mil km percorridos em apenas um mês. E isso tudo aos 81 anos de idade. Esta é a maratona de Paulo Neto, um mineiro da pequena cidade de Grupiara que percorre o país contribuindo para a cura de milhares, com a suposta ajuda dos espíritos, há quase 30 anos.
Típico mineiro, de fala mansa, tímido, e hábil contador de histórias, Paulo Neto não costuma se referir a si mesmo no singular. Com frequência, inicia frases com “nós” e “a gente”, por força da humildade. De hábitos simples, conquista pela simpatia, fruto daquela alegria de quem aprendeu a valorizar as belezas da vida após enfrentar os obstáculos inerentes a ela.
Foi somente com a aposentadoria que ele pôde iniciar o trabalho mediúnico, em 1983. Sem cerimônias, diz que foi apresentado à tarefa por um espírito de vibrações elevadas que se manifestara através de um amigo médium. “Não houve nada especial, foi apenas um chamado para o trabalho. Nunca aconteceu nada especial”, conta Paulo Neto, com sua conhecida simplicidade.
“Tinha um amigo que recebia uma entidade de muita luz, que determinou que eu deveria fazer um tratamento de cura. Eu estranhei. Foi uma surpresa para a gente. Eu disse: o senhor poderia arranjar outra pessoa melhor”, relembra, ciente de suas limitações. “Porque eu nasci assim, meio tímido. Nunca me destaquei em nada na vida. Mas tudo o que me mandaram fazer, eu fiz. Dou tudo de mim em prol do que me proponho a fazer”.
Apesar do chamado, Paulo Neto manteve o jeito mineiro desconfiado de ser e resolveu testar sua própria capacidade. Em Araguari (MG), onde morava na época, visitou um doente que estava preso à cama há anos, sem possibilidades de andar. “Eu olhei para ele e pensei: este aí não vai levantar nunca, né? Achava que não tinha solução. Mas fiz o que me mandaram. Na outra semana, ele já estava dirigindo”, destaca, recordando o primeiro de muitos casos que viria a tratar nas décadas seguintes.
Feliz pelo resultado, ganhou confiança. “Pois então, acho que esse negócio vai dar certo”, afirmara. Paulo Neto partiu em busca do trabalho. Inicialmente recebia os atendidos em casa. Mas, aos poucos, percebeu que precisava ir além dos próprios muros. E, ao buscar as casas espíritas, enfrentou os primeiros obstáculos no trabalho espiritual. Muitas se recusaram a recebê-lo. “Algumas tinham medo porque poderia comprometer a Doutrina Espírita. Outras eram contra mesmo. A gente ainda enfrenta muita dificuldade”, revela.
O Roteiro do Médium aqui na Capital de MS tem início, a partir do dia 13 de junho, indo até do dia 02 de julho. Estando na nossa Casa – SEBEM ( Sociedade Espírita Bezerra de Menezes) no dia 23 de junho a partir das 19h.
Orientações para o tratamento:
É necessário prepara-se para o trastamento espiritual. No dia não se deve comer carne nem ingerir bebida alcoólica. após a operação, faça repouso. Visão, audição, enxaqueca e problemas cerebrais. não assistir TV, evitar muita claridade de forma geral, não forçar muito o cérebro.