A Área de Assistência e Promoção Social Espírita (APSE) no Brasil deve considerar na sua prática as orientações contidas na legislação brasileira e na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), tanto com os instrumentos jurídicos públicos quanto com os privados, quando couber, trabalhando em rede e em par- ceria. A legislação atualizada poderá ser acessada pelo link: http://febnet.me/OCE.
CONCEITO
A assistência e promoção social espírita é a prática da caridade, na abrangência definida pelo Espiritismo, às pessoas e às famílias em vulnerabilidade e risco social, detentoras de direitos e deveres, conjugando-se a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação moral-doutrinária, com vistas à assistência e promoção sócio-econômico-espiritual.
FINALIDADE
a) Oferecer a assistência e promoção social espírita assegurando suas características preventivas, beneficentes e promocionais, prestando auxílio espiritual, moral e material, além de orientar e encaminhar os beneficiários a se integrarem ao sistema de proteção social do estado brasileiro;
b) Promover a formação do homem de bem, que é aquele que cumpre a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza, com vistas à construção de uma sociedade fraterna, beneficiada pelo bem que pratica.
OBJETIVOS
a) Acolher, escutar e orientar as pessoas e as famílias em vulnerabilidade e risco social que buscam o Centro Espírita, ou que, por algum modo, possam ser abrangidas pela ação comunitária desenvolvida pela instituição, ofertando auxílio espiritual, moral e material, visando à sua promoção social, crescimento espiritual e cidadania;
b) Proporcionar a todos os participantes da tarefa – beneficiários, frequentadores e trabalhadores voluntários do Centro Espírita – a oportunidade de praticar a caridade pela vivência do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.
A SEBEM realiza 3 atividades de Assistência e Promoção Social, sendo eles: O Projeto Jd. Carioca, a visita ao Lar de Idosos da Instituição “Bem Viver”, e a participação na Sopa do Padre Germano (1º Sábado de cada mês).
Se você se interessou e gostaria de participar de algum projeto, procure o nosso coordenador da APSE, o amigo Otávio Oliveira, ele saberá te auxiliar e orientar.