DIJ

Espaço dos pais

O Departamento da Infância e Juventude – DIJ, atua promovento atividades de evangelização Infanto-Juvenil, tarefa do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas Instituições Espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem.

O evangelizando é um ser espiritual, criado por Deus e que participa dos dois planos da vida: do físico e do espiritual. Nesse processo de autoaperfeiçoamento, o educando se transforma e transforma a realidade que o circunda.  Como foco do processo educativo, deve ser visto de forma integral, ao mesmo tempo que integrado com seu grupo social e com a Natureza, da qual faz parte.

[…] a criança e o jovem evangelizados agora são, indubitavelmente, aqueles cidadãos do mundo, conscientes e alertados, conduzidos para construir, por seus esforços próprios, os verdadeiros caminhos da felicidade na Terra.

A denominação de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, se dá à transmissão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus. (1)

Como a preocupação não é somente com a transmissão de conhecimentos mas, sobretudo, com a formação moral, e como a formação moral se inspira no Evangelho, parece-nos muito apropriada à denominação de “evangelização espírita” dada a essa tarefa, por expressar, na sua abrangência, exatamente o que se realiza em nossos agrupamentos de crianças e jovens. (3)

a) Promover a integração do evangelizando: consigo mesmo; com o próximo e com Deus.

b) Proporcionar ao evangelizando o estudo: da lei natural que rege o Universo; da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal.”

c) Oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como: Homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio.

Inútil improvisar escoras regenerativas para obrigar o endireitamento de árvores que envelheceram tortas. As escoras só asseguram o crescimento correto das plantas novas, evitando que seus caules se desviem do rumo certo.

É preciso cuidemos, portanto, da criança e do jovem, plantas em processo de crescimento, ainda amoldáveis e direcionáveis para o bem maior. (Campo Fértil, Leopoldo Machado)

Um programa é desenvolvido ao longo do Curso de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil que vai dos 3 aos 24 anos, quando as crianças e os jovens têm oportunidade de, através de métodos adequados, realizar um estudo básico da Doutrina Espírita ( … ).

O ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais trabalhamos em nossas aulas.

Esses conhecimentos são levados aos alunos através de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aluno reflita e tire conclusões. (3)

Neste vídeo Miriam Dusi aborda, de forma simples e direta muitos aspectos da evangelização espírita infanto-juvenil. Muito esclarecedor!

TODOS OS SÁBADOS A PARTIR DAS 14 :45

Recomendamos ....

Dividido em módulos, o programa Evangelização em Pétalas traz pequenos vídeos com grandes ensinamentos sobre a importância da evangelização ao nosso tempo. Neste primeiro episódio, os evangelizadores Miriam Dusi, Sandra Borba e Cirne Araújo explicam o que é a evangelização espírita e dentre as abordagens explicadas, há ênfase na questão: o que falta em nosso mundo para conseguirmos o avanço moral?

Palestra proferida durante a Formação Continuada para Evangelizadores Espíritas da Infância e da Juventude.

Neste vídeo Haroldo convida os pais e responsáveis por crianças e jovens a fazer reflexões fantásticas, frente a nossa responsabilidade para com esses espíritos que nos foram confiados!